Regimento


REGIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS (NEPE) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO – UFES


TÍTULO I
Da Instituição e seus fins

Art. 1º O Núcleo de Estudos e Pesquisas  em Políticas Educacionais – NEPE – é um órgão do Centro de Educação, criado pela Resolução XX/2007, de XXXX /2007, do Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo e reger-se-á pela legislação pertinente e pelo disposto neste Regimento.
Art. 2º Compete ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – NEPE:
I - Assessorar sistemas municipais e estadual no planejamento das políticas educacionais, por meio do estabelecimento de parcerias com prefeituras e governo estadual;
II - Constituir grupos de pesquisa de acordo com os seis eixos: Política e Planejamento Educacional, Avaliação Institucional, Financiamento da Educação, Gestão Educacional, Trabalho Docente e Trabalho e Educação;
III - Organizar seminários e palestras para socialização das pesquisas desenvolvidas pelo NEPE e debate de temas pertinentes ao campo de conhecimento das políticas educacionais.
IV - Publicar artigos em revistas científicas e livros em âmbito nacional, produzidos por professores vinculados ao NEPE e também como resultado dos seminários promovidos;
V - Tornar o NEPE membro de conselhos e organizações nacionais e internacionais que atuam no campo da política educacional, mediante filiação institucional na Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) e no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO);
VI - Participar do Fórum Estadual de Educação Profissional e estabelecer parcerias com governos e empresas para análise e avaliação do planejamento da Educação Profissional;
VII – Manter acervo da produção científica sobre as políticas educacionais;
VIII – Orientar escolas de educação básica na condução dos projetos políticos-pedagógicos;
IX – Contribuir para a formação de alunos da graduação e pós-graduação mediante sua inserção nos projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa
X – Participar de Comissões sobre políticas educacionais em sua articulação com temáticas relativas às demandas sociais.

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